O euro fortalece inesperadamente a atividade comercial

investimento

A atividade comercial no setor privado na área do euro registrou um aumento inesperado em agosto, graças ao aumento do número de pedidos para empresas.

O índice composto de ordens gerenciais (PMI), que é baseado em entrevistas com milhares de empresas da região, atingiu 54,1 pontos este mês.

A estimativa média de analistas foi de declínio para 53,8 pontos em relação ao nível de julho de 53,9. Os resultados também contrastam com o índice PMI do setor industrial na China, que em agosto registrou o maior declínio de seis anos e meio.

Efeito divertido com o  euro

A melhoria do indicador pode significar que o programa para imprimir dinheiro para o Banco Central Europeu (BCE) e o euro fraco finalmente começando a afetar a economia real.

O estudo mostra que as empresas continuam a reduzir os preços, o que é frustrante para o BCE, que visa estimular a evrozonata.Pokazatelyat inflação manteve-se acima do nível de 50 pontos que separa a contração do crescimento desde meados de 2013

“A economia da zona do euro como um todo está definitivamente começando a mostrar resistência. As ordens acumuladas das empresas significam que podemos esperar crescimento estável “, diz Rob Dobson, economista sênior da Markit, que prepara o índice PMI.

De acordo com Dobson, dados recentes sugerem que o crescimento do PIB no trimestre atual pode chegar a 0,4%. Em julho, o sub-índice de preços produtores subiu para 49,8 pontos e alguns analistas esperam que ele passe para um território positivo, mas em agosto relatou um novo declínio para 49,5 pontos .

Por causa da demanda fraca, os negócios regionais baixam os preços sem interrupção a partir de abril de 2012

“O BCE e os políticos da região acompanharão de perto se as tendências dos preços não nos devolverão o perigo de deflação”, diz Dobson.

Crescimento em pedidos

Contudo, os descontos ajudaram a base para o sector dos serviços da economia europeia a alcançar um crescimento acelerado. O índice PMI subiu para 54,3 pontos, em comparação com 54 em julho.

O índice do setor industrial, por sua vez, manteve-se no nível do mês passado – 52,4 pontos. Ambos os índices superaram as previsões iniciais de analizatorite.Makar até agora não alcançou seus objetivos de inflação, o programa de compra de ativos do BCE, que vale 60 bilhões.

Euros por mês, a moeda única se depreciou em quase 8% desde o início do ano. Isso torna a produção nos bens da área do euro mais barata para os mercados estrangeiros e aumenta a demanda.

O subíndice das novas encomendas na fabricação subiu para um máximo de um ano de 52,7 pontos. No índice do setor de serviços, as encomendas acumuladas atingiram 51,4 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2011. Leia mais: